quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O que é o BILHETE ÚNICO?


O Bilhete Único da cidade de São Paulo foi uma solução implantada pela SPTrans (São Paulo Transporte S/A), empresa responsavel pelo transporte de ônibus, ligada ao governo municipal. O projeto de Lei que criou o Bilhete Único é de autoria do então Vereador CARLOS ZARATTINI em 1995. O projeto foi aprovado pela Câmara  com votos contrários apenas do PFL (atual DEM) e PSDB e depois foi vetado pelo prefeito à época. 
Implantado finalmente em 18 de maio de 2004, na gestão da ex-prefeita MARTA, o Bilhete Único permite que o passageiro faça várias integrações de ônibus pagando uma única passagem dentro de um certo período de tempo. Permite ainda fazer integrações com outros meios de transporte — Metrô e Trem — pagando um preço aproximadamente 50% menor do que o da tarifa completa.
Com seus mais de 8,5 milhões de cartões expedidos ate 2006, e frota de 15.000 ônibus e 7,3 milhões de viagens, esta é provavelmente a 2ª maior solução em bilhetagem eletrônica no mundo, logo após o cartão Octopus de Hong Kong.
Os cartões usam tecnologia sem-contato Philips Mifare.
Todos os cartões são pré-pagos, e São Paulo conta com mais de 3.000 pontos de recarga, inclusive lotéricas
A recarga tambem pode ser feita através da internet na loja virtual da SPTrans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário